aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Leve um lenço para ser ungido

Não esqueça: Na Missa de amanhã, terça-feira, dia 21 de fevereiro, será ministrada a unção do lenço. Adquira o seu lenço com o Salmo 27 impresso na loja do Reavivamento por apenas R$ 2,00 ou leve um da sua própria casa.

Textos do Frei Raniero para o Reavivamento no Espírito Santo


Logo abaixo encontram-se dois textos em preparação para o Reavivamento no Espírito Santo, ambos do Frei Raniero, pregador oficial do Papa.



São daqueles textos longos, mais que valem a pena conferir, aprofundar, rezar e praticar, e ensinar aos outros também!



Nas entrelinhas, veremos que batismo no Espírito Santo é o mesmo que efusão do Espírito Santo, e que a grande graça concedida é uma verdadeira ressurreição da pessoa, um verdadeiro reavivamento.



Por isso a logomarca do Reavivamento no Espírito Santo, estampada nas camisas e panfletos, traz o Cristo Ressuscitado. A graça da do batismo ou efusão do Espírito Santo é uma vida nova na unção de Deus.





xxx





Texto 1:



Entrevista com Frei Raniero sobre batismo no Espírito Santo



Por seus testemunhos de primeira mão na experiência "carismática", Zenit entrevistou o padre Raniero Cantalamessa momentos antes da Conclusão do encontro.



- Zenit: Na Igreja há fiéis que consideram que o "batismo no Espírito" é uma invenção dos carismáticos. Inclusive que puseram nome a uma vivência, mas que não está "catalogada" na Igreja. Poderia explicar, desde sua própria experiência, o que é o batismo no Espírito?



- Pe. Raniero Cantalamessa: "O batismo no Espírito não é uma invenção humana, é uma invenção divina. É uma renovação do batismo e de toda a vida cristã, de todos os sacramentos. Para mim foi também uma renovação de minha profissão religiosa, de minha confirmação, de minha ordenação sacerdotal. Todo o organismo espiritual se reaviva como quando o vento sopra sobre uma chama. Por que o Senhor decidiu atuar neste tempo desta maneira tão forte? Não sabemos. É a graça de um novo pentecostes.



             Não é que a Renovação Carismática tenha inventado o batismo no Espírito. De fato, muitos o receberam sem saber nada da Renovação Carismática. É uma graça; depende do Espírito Santo. É uma vinda do Espírito Santo que se traduz em arrependimento dos pecados, que faz ver a vida de uma maneira nova, que revela Jesus como o Senhor vivo, não como um personagem do passado, e a Bíblia se converte em uma palavra viva. A verdade é que não se pode explicar.



             Há uma relação com o batismo, porque o Senhor diz que quem crê será batizado e será salvo. Nós recebemos o batismo de crianças e a Igreja pronunciou nosso ato de fé; mas chega o momento em que nós temos que ratificar o que sucedeu no batismo. Esta é uma ocasião para fazê-lo, não como um esforço pessoal, mas sob a ação do Espírito Santo.



             Não se pode afirmar que milhões de pessoas estejam equivocadas. Yves Congar, este grande teólogo que não pertencia à Renovação Carismática, em seu livro sobre o Espírito Santo afirmava que a realidade é que esta experiência mudou profundamente a vida de muitos cristãos. E é um fato. A mudou e iniciou caminhos de santidade."



- Zenit: Como vive seu ministério como pregador da Casa Pontifícia desde sua experiência na Renovação Carismática?



- Pe. Raniero Cantalamessa: "Para mim tudo o que passou desde 1977 é um fruto de meu batismo no Espírito. Era professor na Universidade. Dedicava-me à pesquisa científica na história das origens cristãs. E quando aceitei não sem resistência esta experiência, depois tive o chamado de deixar tudo e colocar-me à disposição da pregação, e também a nomeação como pregador da Casa Pontifícia chegou depois de que tinha experimentado esta 'ressurreição'. Vejo isso como uma grande graça. Depois de minha vocação religiosa, a Renovação Carismática foi a graça mais assinalada de minha vida."



- Zenit: Desde seu ponto de vista, os membros da Renovação Carismática têm uma vocação específica dentro da Igreja?



- Pe. Raniero Cantalamessa: "Sim e não. A Renovação Carismática, temos que dizer e repetir, não é um movimento eclesial. É uma corrente de graça que está destinada a transformar toda a Igreja: a pregação, a liturgia, a oração pessoal, a vida cristã. Assim que não é uma espiritualidade própria. Os movimentos têm uma espiritualidade e acentuam um aspecto, por exemplo a caridade. Antes de tudo, a Renovação Carismática não tem fundador; nenhum pensa em atribuir à Renovação Carismática um fundador porque é algo que começou em muitos lugares de diferentes maneiras. E não tem uma espiritualidade; é a vida cristã vivida no Espírito.



             Mas pode-se dizer que como a gente que viveu esta experiência constitui socialmente uma realidade, são pessoas que fazem determinados gestos, oram de certa maneira, então se pode identificar uma realidade social cujo papel é simplesmente o de colocar-se à disposição para que outros possam ter a mesma experiência. O cardeal Leo Jozef Suenens, que foi o grande protetor e partidário da Renovação Carismática no início, dizia que o destino final da Renovação Carismática poderá ser o de desaparecer quando esta corrente de graça tenha contagiado toda a Igreja."



- Zenit: A ponto de concluir a pregação de um retiro no qual estiveram mil líderes carismáticos de todo o mundo, que mensagem gostaria de deixar ao crente que desconhece a Renovação?



- Pe. Raniero Cantalamessa: "Quero dizer aos fiéis, aos bispos, aos sacerdotes, que não tenham medo. Desconheço por que há medo. Talvez em alguma medida porque esta experiência começou entre outras confissões cristãs, como pentecostais e protestantes. Contudo, o Papa não tem medo. Falou dos movimentos eclesiais, inclusive da Renovação Carismática, como de sinais de uma nova primavera da Igreja, e muito com freqüência faz referência na importância disso. E Paulo VI afirmou que era uma oportunidade para a Igreja.



             Não há que ter medo. Há Conferências Episcopais, por exemplo na América Latina, é o caso do Brasil, onde a hierarquia descobriu que a Renovação Carismática não é um problema: é parte da solução ao problema dos católicos que se afastam da Igreja porque não encontram nela uma palavra viva, a Bíblia vivida, uma possibilidade de expressar a fé de maneira gozosa, de forma livre, e a Renovação Carismática é um meio formidável que o Senhor pôs na Igreja para que se possa viver uma experiência do Espírito, pentecostal, na Igreja católica, sem necessidade de sair dela.



             Tampouco se deve considerar que se trata de uma 'ilha' na qual se reúnem algumas pessoas que são um pouco emocionais. Não é uma ilha. É uma graça destinada a todos os batizados. Os sinais externos podem ser diferentes, mas em sua essência é uma experiência destinada a todos os batizados."



Fonte: Zenit.org



xxxxxxxxx



Texto 2:



A respeito do Batismo no Espírito Santo

Frei Raniero Cantalamessa, OFM Cap.



É importante entender o que a Renovação no Espírito é tudo. Após o Concílio Vaticano II, muitas coisas na vida da Igreja foram renovadas - a liturgia, pastoral, de direito canónico, as constituições e vestir das ordens religiosas. Apesar de todas estas coisas são importantes, são apenas as coisas externas. Ai de nós se deixamos lá e acho que a tarefa seja concluída. Não se trata de estrutura, mas as almas que são importantes para Deus. "É na alma dos homens que a Igreja é bela", escreve Santo Ambrósio ... e por isso está na alma dos homens que ela deve fazer-se bonita.



Deus é autor e Poder



A renovação é uma renovação em que Deus, não o homem, é o principal autor "Eu não, você", diz Deus, "novas todas as coisas" (Ap 21:5). "Meu Espírito - e somente Ele - pode renovar a face da terra" (cf. Sl 104:30).. Do ponto de vista religioso, nós tendemos a ver as coisas de uma perspectiva ptolomaica: na base estão os nossos esforços - a organização, eficiência, reformas, e boa vontade. Estes têm a terra aqui, como o centro, que Deus vem para reforçar e coroa por Sua graça eo nosso esforço.



Devemos - neste momento como a Palavra de Deus grita - "dar o poder de volta a Deus" (Sl 68:35), porque "o poder pertence a Deus" (Sl 62:12). Por muito tempo nós temos esse poder usurpado de seu gerindo-o como se fosse nosso, como se fosse a nós que "governam" o poder de Deus. Temos que mudar totalmente a nossa perspectiva. Ou seja, temos de reconhecer simplesmente que, sem o Espírito Santo, não podemos fazer nada, nem mesmo dizer: "Jesus é o Senhor!" (1 Coríntios 12:3).



O batismo no Espírito não é um sacramento, mas está relacionado com os sacramentos da iniciação cristã. O Batismo no Espírito torna real e de forma renova iniciação cristã. A principal relação é com o sacramento do Baptismo.



Acreditamos que o Batismo no Espírito torna real e revitaliza o nosso Batismo. Para entender como um sacramento que foi recebido há tantos anos, geralmente logo após o nosso nascimento, poderia de repente voltar à vida e emanar tanta energia, como muitas vezes acontece por meio do batismo no Espírito, é importante olhar para a nossa compreensão da A teologia sacramental.



A teologia católica reconhece o conceito de um sacramento válido, mas vinculada. Um sacramento é chamado vinculada se a fruta que deverá acompanhar, ela permanece ligada por causa de alguns blocos que impedem a sua eficácia. Bons exemplos disso são o sacramento do Matrimónio e Santo Encomendas recebidas no estado de pecado mortal. Em tais circunstâncias, estes sacramentos não podem conceder qualquer graça para as pessoas até o obstáculo do pecado é removida através da penitência. Quando isso acontecer, o sacramento é dito para viver novamente, graças ao caráter indelével e irrevogabilidade do dom de Deus. Deus permanece fiel, mesmo se formos infiéis, pois Ele não pode negar a Si mesmo (cf. Tm. 2:1-3).



No caso do Baptismo, o que é que faz com que o fruto do sacramento para ficar ligado? Os sacramentos não são rituais mágicos que agem mecanicamente, sem o conhecimento da pessoa, independentemente de qualquer resposta da parte dele. A sua eficácia é fruto de uma sinergia ou cooperação entre a onipotência divina - na realidade, a graça de Cristo ou o Espírito Santo -, e a liberdade humana. Como dizia Santo Agostinho: "Aquele que te criou sem sua colaboração não salvará sem sua cooperação."



O operatum opus do Batismo, ou seja, parte de Deus, ou de graça, tem vários aspectos: o perdão dos pecados, os dons das virtudes teologais da fé, esperança e caridade (estes, porém, apenas como uma semente), filiação e divina. Todos estes aspectos operar através da ação eficaz do Espírito Santo. Mas o que o opus operantis no Baptismo - a saber, parte do homem - consiste? Trata-se de fé! "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Juntamente com o Batismo, portanto, há um outro elemento: a fé do homem. "A todos quantos o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que crêem no seu nome" (João 1:13).



Batismo é como um selo divino colocar sobre a fé do homem. Tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e ter acreditado nele, que você recebeu (é claro que, no Batismo), o selo do Espírito Santo (cf. Ef. 1:13).



Batismo e da Confirmação da Fé



No início da Igreja, o Batismo era um evento tão poderoso e tão rico em graça que não era normalmente a necessidade de uma nova efusão do Espírito, como nós temos hoje. O batismo foi ministrado aos adultos que se converteram do paganismo, e que, devidamente instruído, estavam em posição de fazer, por ocasião do Batismo, um ato de fé, e uma escolha livre e madura. Basta ler a catequese mistagógica sobre o baptismo atribuído a Cirilo de Jerusalém, para tomar conhecimento da profundidade da fé para que aqueles que esperam para o Batismo foram levados. No fundo, eles chegaram ao batismo através de uma conversão verdadeira e real, e, portanto, para eles foi um verdadeiro batismo de lavar roupa, uma renovação pessoal, e um re-nascimento no Espírito Santo.



A conjuntura favorável que permitiu o Batismo nas origens da Igreja para operar com tanto poder foi a de que a graça de Deus e a resposta do homem conheceu, ao mesmo tempo. Houve uma sincronia perfeita.



Batismo Infantil em um ambiente não-cristão



Mas agora esta sincronização foi quebrada uma vez que somos batizados quando crianças. Pouco a pouco este aspecto do acto livre e pessoal de fé já não acontece. Foi substituído, em vez de uma decisão feita pelos pais ou padrinhos intermediário. Quando criança ac cresceu em um ambiente totalmente cristã, a fé ainda pode florescer, ainda que a um ritmo mais lento. Agora, entretanto, este já não o caso, e de nosso ambiente espiritual é ainda pior do que o na época da Idade Média. Não é que não há vida cristã normal, mas agora é a excepção e não a regra.



Nesta situação, raramente, ou nunca, se a pessoa batizada nunca atingir o estágio de proclamar, no Espírito Santo, "Jesus é o Senhor." Até que um chega a este ponto, tudo o resto na vida cristã continua fora de foco e imaturo.



Milagres não acontecem, e nós experimentamos o que Jesus fez em Nazaré: "Jesus não pôde realizar muitos milagres por causa da sua falta de fé" (Mateus 13:58)



Vontade de Deus



Aqui, então, é o que sinto ser o significado do batismo no Espírito. É a resposta de Deus a esta avaria que tem crescido na vida cristã no Sacramento do Batismo.



É um facto aceite que ao longo dos últimos anos tem havido alguma preocupação por parte da Igreja, entre os bispos, que os sacramentos cristãos, especialmente o Baptismo, estão a ser administrada a pessoas que não vão fazer qualquer uso delas na vida . Como resultado, foi mesmo sugerido que o Batismo não deve ser administrado a não ser que existem algumas garantias mínimas de que será cultivada e valorizada pela criança em questão. Para que não se deve atirar pérolas aos cães, como disse Jesus, e batismo é uma pérola, porque é o fruto do Sangue de Cristo.



Mas parece que Deus estava preocupado com esta situação, mesmo antes de a Igreja era, e ele levantou-se, aqui e ali na Igreja, movimentos destinados a renovar a iniciação cristã dos adultos. A Renovação Carismática é um desses movimentos, e nela a carência principal é, sem dúvida, ligada ao Batismo do Espírito e o que vem antes dele.



Lançamento e confirmação da fé



A sua eficácia na reativação Baptismo consiste nisto: Finalmente o homem contribuiu com sua parte - ou seja, ele faz uma escolha de fé, preparada no arrependimento, que permite que a obra de Deus para se libertar e para emanar toda sua força. É como se a luz está ligada. O dom de Deus é finalmente "desacoplado", e do Espírito é permitida a fluir como uma fragrância na vida cristã.



Além da renovação da graça do batismo, o batismo no Espírito é também uma confirmação do Batismo própria, uma deliberada "sim" para ele, a sua fruta e os seus compromissos. Como tal, ela é também semelhante a confirmação. Confirmação é o sacramento que desenvolve, confirma e leva a cabo a obra do Batismo.



A partir dele, também, vem o desejo de um maior envolvimento na dimensão apostólica e missionária da Igreja, que geralmente é observado em pacientes que receberam o Batismo no Espírito. Eles se sentem mais inclinados a cooperar com a edificação da Igreja, colocando-se ao seu serviço em vários ministérios tanto clerical e leigos, para testemunhar de Cristo - para fazer todas essas coisas que lembram o acontecimento de Pentecostes e que são accionados em sacramento da Confirmação.



O batismo do Espírito não é a única ocasião conhecido dentro da Igreja para essa revitalização dos sacramentos se início. Há, por exemplo, a renovação das promessas batismais na Vigília Pascal. Existem também os exercícios espirituais e profissão religiosa, algumas vezes chamado de "segundo batismo." Ao nível sacramento há confirmação. Não é difícil descobrir na vida dos santos, a presença de uma efusão espontânea, principalmente por ocasião da sua conversão. A diferença com o Batismo no Espírito, porém, é que ele está aberto a todo o povo de Deus, grandes e pequenos, e não apenas para aqueles privilegiados que fazem o Inácio Exercícios Espirituais ou fazer a profissão religiosa.



A Vontade de Deus na História



De onde vem essa força extraordinária que nós experimentamos quando foram batizados no Espírito vem? O que nós estamos falando não é apenas uma teoria, mas algo que nós mesmos temos experimentado e por isso posso dizer com João, "O que temos ouvido, o que vimos com nossos próprios olhos, o que as nossas mãos tocaram, isto também anunciar para você, para que você também pode estar em comunhão conosco (cf. Jo 1:1-11). A explicação dessa força está na vontade de Deus, porque Deus estava contente de renovar a Igreja de hoje por este meio, e isso é suficiente.



Há certamente alguns precedentes bíblicos, como o disse em Atos 8:14-17, quando Pedro e João, tendo ouvido que Samaria congratulou-se com a Palavra de Deus, foi até lá, oraram por eles e colocou as mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo. Mas estes precedentes bíblicos, não são suficientes para explicar a vastidão e profundidade das manifestações contemporâneas do Espírito.



A explicação é, portanto, no plano de Deus. Poderíamos dizer, parafraseando uma frase célebre do Apóstolo Paulo: Porque os cristãos, com todos da sua organização, não foram capazes de transmitir o poder do Espírito, Deus estava feliz por renovar os crentes pela loucura do Batismo no Espírito. De fato, os teólogos procurar uma explicação, e as pessoas responsáveis ​​pela moderação, mas as almas simples toque com suas mãos o poder de Cristo no batismo do Espírito. (1 Coríntios 12:1-24).



Nós, homens, e em particular, nós, os homens da Igreja, tendem a limitar Deus em sua liberdade. Nós tendemos a insistir em que ele siga um padrão obrigatório (os canais chamados de graça). Nós esquecemos que Deus é uma torrente que se solta e cria o seu próprio caminho, e que o Espírito sopra onde e como Ele quer. (Não obstante o papel do ensino da Igreja para discernir o que realmente vem do Espírito e que não vem dEle.)



O que o batismo no Espírito que consistem, e como ele funciona?



No Batismo do Espírito, há um movimento, o segredo misterioso de Deus que é a Sua maneira de se apresentar de uma forma que é diferente para cada um. Somente Ele conhece-nos no nosso interior e como agir em nossa personalidade única. Há também uma parte da comunidade externa que é a mesma para todos. Este é constituído principalmente de três coisas: amor fraterno, imposição das mãos e oração. Estes são elementos não-sacramental, mas simplesmente eclesiástica.



A partir do Pai e do Filho



Onde a graça que experimentamos no Batismo do Espírito Santo vem? Daqueles que nos rodeiam? Não! Desde a pessoa que o recebe? Não! Ela vem de Deus! Nós só podemos dizer que essa graça está relacionada com o Batismo, porque Deus sempre age com coerência e fidelidade. Ele honra os compromissos e as instituições de Cristo. Uma coisa é certa - não é que os irmãos de transmitir o Espírito Santo, mas eles fazem invocar o Espírito Santo sobre a pessoa. Só Jesus pode dar ao Espírito Santo.



Quanto à maneira de essa graça, podemos falar de uma nova vinda do Espírito Santo, de uma nova missão pelo Pai através de Jesus Cristo, ou uma nova unção que corresponde a um novo grau de graça.


xxx


Em tempo:

Lembramos que é muito importante a pessoa se confessar e jejuar antes do Reavivamento no Espírito Santo, desejando nas profundezas do coração esta nova concessão da graça divina.

Os irmãos vão orar e impor as mãos pedindo o Batismo no Espírito Santo. Porém, é muito importante que todos façam a sua preparação espiritual, e nada melhor do que desejar e tirar todos os obstáculos para a graça de Deus agir, que são os pecados.

Além disso, a fé e a humildade são necessárias, as quais haverão de se manifestar num rendimento incondicional ao amor de Deus.